12.6.13

Shhh

Ja tinha ouvido muitas historias sobre a intolerância dos suíços em relação ao barulho, mas ainda nao tinha visto nada. Até agora.

A minha casa actual é num pequeno prédio com quase cem anos. Dos 6 apartamentos ha 3 onde vivem pessoas mais velhas e 3 que foram alugados recentemente. Por baixo de mim vive uma senhora de idade com quem eu ja falei e que me parecia simpatica. No outro dia quando cheguei a casa do trabalho tinha um bilhetinho da concierge a dizer-me que tinham havido queixas do "barulho tardio" que eu costumo fazer. Ora, eu nao tenho televisao, vivo sozinha e nem tenho mesmo o habito de ouvir muita musica. O barulho do qual a minha querida vizinha se queixa é o barulho que faço quando ando em casa da sala para o quarto e do quarto para a cozinha, porque tenho um soalho de madeira antigo daqueles que estala. Ate podia ser que eu andasse de saltos em casa ou que fizesse sapateado, mas nao, nunca fiz nada disso.

Liguei à concierge para saber o que se passava e ela confirmou que a vizinha de baixo se tinha queixado que eu andava a arrastar moveis pela noite adentro e que fazia imenso barulho, disse-me também que eu devia comprar tapetes para abafar o barulho e que devia por protecções debaixo das cadeiras. Eu garanti que nao costumo arrastar moveis e perguntei-lhe como é que ela sugeria que eu me deslocasse dentro da minha casa. Nos prédios velhos os barulhos propagam-se muito facilmente, nao ha nada a fazer.

Bem que já me tinham dito que aqui nao é preciso muita policia, porque os vizinhos se policiam uns aos outros. True story.

Sem comentários: