20.10.12

Saudades

 


Pergunto-me muitas vezes se algum dia uma pessoa se sente em casa num país estrangeiro da mesma forma que se sente em casa na cidade em que cresceu. E digo isto, porque sempre que chego ao Algarve sinto que um peso se levanta e posso enfim respirar. De todas as cidades em que vivi, gostando mais de umas do que outras, não houve nenhuma que fizesse sentir que estava no sítio certo. E embora não esteja constantemente a pensar nisto, dou por mim às vezes a aperceber-me como anseio por um passeio na praia e o cheiro da maresia. A vista constante de montanhas em todos os lados para onde se olhe é a princípio impressionante e com o lago à mistura ainda mais bonita se torna. No entanto, num dia de muita neblina, as montanhas não se conseguiam ver e parecia que o lago se estendia sem fim. Parecia o mar. E eu senti um alívio tão grande ao olhar para a paisagem sem aquela barreira à frente, senti que estava ao pé do mar, senti-me mais perto de casa. Nem eu própria sabia como me sentia enclausurada nesta espécie de fortaleza natural, nem eu sabia que não respirava como deve ser. Há dias em que o coração dói mais do que outros, mas eu agora fico sempre a espera dos dias com neblina para me sentir um pouco mais livre.

1 comentário:

MissLilly disse...

es do algarve? :)
sim eu sinto tanto isso, sinto a falta do cheiro a mar, do barulho das ondas, daquele solinho bom a aquecer-me a cara. pq e uma saudade que eu nao sei explicar e vou levar para onde for :)