26.2.15

#4

Fez este mês 3 anos que cheguei à suíça e apesar de já cá estar há tempo tempo continuo a sentir que não estou em casa. O que me faz pensar que talvez os países sejam como as pessoas que conhecemos, com algumas temos química e entendemo-nos perfeitamente, com outras é preciso mais trabalho, mas ao fim de algum tempo começamos a gostar imenso e por fim há aquelas que por mais que tentemos não conseguimos perceber e gostar da companhia. Infelizmente para mim tem sido a última hipótese. E até posso estar a ser injusta, porque apesar das dificuldades normais de viver num país estrangeiro as coisas têm corrido bem e eu tenho tentado ver o lado bom. Mas eu acho que este país não tem alma e como é que nos podemos apaixonar por alguém sem alma?

5 comentários:

Mononoke disse...

Desculpa Xana, apaguei o teu comentário sem querer.

"Mononoke

Tropecei no teu blogue sem querer... mas salvou-me a vida (ou quase!). Caramba, até que enfim encontro alguém (entre os portugueses na Suiça) que além de saber escrever não diz baboseiras!!! Eu estou na Suiça desde 2012 e estou tão tão tão fartaaaaaaa que até dói! Dói-me o racismo, o xenofobismo, a mentalidade tacanha e mesquinha deste povo que se julga superior ao comum dos mortais! Para eles todos os povos são corruptos, porcos, inferiores... Doi-me ter 3 canudos universitários e perceber que quando olham o meu Curriculo olham para a nacionalidade em vez de olharem para as qualificações: portuguesa = femme de ménage... portanto nem pensar em exercer a minha profissão (que desasssombro!) os bons empregos são para os Suiços não para os subdesenvolvidos dos portugueses (julgam eles!). Que povinho mais provinciano, mais inculto, mais ganancioso, mais medricas, mais covarde... Bem... podia continuar com o role de adjectivos... mas já percebeste o ponto. :) Só quero acrescentar que estou por todos os meios a tentar voltar à minha Lisboa... não quero que o meu filho (com quase 3 aninhos) seja criado nesta merdaleja e com esta mentalidadezinhaaaa. Coragem e boa sorte!"

Andorinha disse...

Monoke, entendo-te tão perfeitamente que já escrevi algo parecido há uns anos, e depois fiz o que a Xana está a tentar fazer: regressei a lisboa. Sou demasiadamente feliz, se é que é possível :) pq é por lisboa q me apaixonei, e nunca consegui fazê-lo pela holanda, e vivi em 3 cidades diferentes. Só conheço a Suiça como turista, e trabalhei uns tempos com uns colegas do cantao italiano, e gostei deles, mas qdo me perguntaram se queria trabalhar na suiça, disse-lhe q nao. Pra mudar dum país sem alma, pra outro, mais valia ficar no q já conhecia e que era menos rigido q o outro novo.
Se conseguires, vem-te embora. Há muitos anos que te leio, e nos ultimos 3 anos estás literalmente a cortar os pulsos, às vezes é preciso dar 2 passos pra trás pra poder dar um pra frente. Está na altura de saíres daí miúda. E é possível, eu sou exemplo disso. Anda-te embora! Boa sorte, beijinhos
Sofia

Andorinha disse...

Boa sorte!

Mononoke disse...

Tens toda a razão Andorinha! Tenho ficado por cá por segurança financeira e para tentar ter alguma estabilidade. Também pensei que com o tempo as coisas iam melhorar, mas já cheguei à conclusão que vai ser sempre assim. Este ano as coisas vão começar a mudar devagarinho :). Obrigada pela mensagem.

Andorinha disse...

A vida é muito curta pra passarmos tantos dias a sermos infelizes, não achas? Boa sorte cachopa, e vai pra onde o teu coração te levar, acredita que menos dinheiro num sítio que amamos, é bem melhor que mto dinheiro num sitio onde somos infelizes. Eu que o diga.
Beijinhos! E força nas canetas, yes you can!