27.10.14

CFF

O sistema de comboios na Suíça funciona muito bem. Eu trabalho a 40 km de casa e apanho o comboio todos os dias para ir ir e vir. Há cerca de 4 comboios por hora entre as 2 cidades e se eu fosse para Genebra teria ainda mais por onde escolher. Um bom sistema de transportes é muito importante para uma boa qualidade de vida e é por isso que tenho a possibilidade de trabalhar numa cidade um pouco distante, porque ter um carro não seria uma opção para mim neste momento.

O lado mais negativo é o preço. O meu passe mensal custava-me 240 CHF (+-200 ) por mês, por isso optei por comprar o passe anual que custa 330 CHF (+-274 ) mensalmente, mas como contrapartida posso andar em todos os transportes (comboios, autocarros, barcos) no país inteiro.

Não há muitas coisas que eu levaria da Suíça para Portugal, mas ter um bom sistema de transportes entre cidades era concretiza uma delas.

http://www.cff.ch/home.html

2 comentários:

rita disse...

Como te compreendo...Madrid tem um sistema de transporte fantástico (mais a nivel de metro) está tudo ligado, metro, comboio e autocarros, tudo funciona bem e principalmente está tudo pensado...
Em Portugal falta-nos isso, estamos mesmo a anos luz.

Mononoke disse...

Pois é! Era mesmo o que precisávamos para evoluir, mas lá pensa-se que só os pobres é que andam de transportes.