27.4.13

Carta de Condução


Quando cheguei cá, há um ano atrás, disseram-me que tinha 12 meses para trocar a minha carta por uma carta suíça. Como não tenho carro e é mesmo muito raro conduzir nunca mais pensei nisso. Até que chegou abril e surgiu a hipótese de alugar um carro para ir passear com uns amigos que vêm cá visitar-me em maio. Acabei por me lembrar que a minha carta portuguesa já não é válida aqui. Comecei então a pesquisar o que era preciso para mudar a carta, porque aqui nada é simples, para tudo há um ou 2 formulários e para tudo tem de se pagar.

Quanto mais pesquisava na net sobre este assunto, mais em pânico ficava. Há por aí uma data de sites que dizem que ao fim de 12 meses a carta perde a validade totalmente e que depois só se pode voltar a conduzir na suíça se se for para uma escola de condução tirar a carta cá. Comecei a tratar da papelada e posso dizer que o processo, depois de explicado até não é complicado, é apenas muito chato. Primeiro fui ao site da minha commune de residência  buscar um formulário para a mudança de carta. Depois de preenchido este formulário tive de lá ir para que eles assinarem e confirmarem a nossa morada. De seguida tive de ir a uma óptica fazer um exame à vista, passei e eles assinaram o mesmo formulário que levei à commune. Depois fui ao service des automobiles et de la navigation com o formulário, uma fotografia tipo passe e a carta portuguesa.

Quando cheguei lá entreguei os papéis e fiquei à espera que ele me dissesse que já não a podia renovar, mas não. Não tive problema nenhum, nem sequer foi referido o assunto da validade de carta. Entreguei a carta velha, que é enviada para portugal e recebi a carta nova na hora. Pela renovação paguei 45 francos e pelo exame da vista paguei 20, tinha ideia que fosse muito mais caro.

Estava reticente em trocar a carta, não me apetece nada andar por aí com uma carta suíça, até porque não sei quanto tempo cá fico. Mas como não me queria andar por aí ilegal, acabei por fazê-lo. De qualquer maneira este é apenas mais um exemplo de como os suíços aproveitam sempre tudo a seu favor. Com a quantidade de estrangeiros que aqui vive eles ganham um dinheirão com as renovações de carta. Mas pior que isso, são estes processos idiotas que me tiram do sério. 

Links úteis para o cantão de Vaud:

http://www.vd.ch/themes/mobilite/automobile/permis-de-conduire/echange-permis-etrangers/

www.vd.ch/uploads/tx_vdfilesdb/0220_v1209.pdf

http://www.vd.ch/autorites/departements/dse/automobiles-et-navigation/

7 comentários:

ricardo jose moreira pinho disse...

tenho residéncia há mais de 1 ano no cantão do valais e fui a portugal a tirar a carta de condução e agora tenho receio que não queiram trocar a carta o que posso fazer para resolver isto

Mononoke disse...

O melhor mesmo é tentar. Eu preenchi os papéis e fui lá e consegui trocar carta, mesmo já tendo passado mais de um ano.

Mononoke disse...

O melhor mesmo é tentar. Eu preenchi os papéis e fui lá e consegui trocar carta, mesmo já tendo passado mais de um ano.

Takuma R disse...

Oi

Takuma R disse...

Olá ! Vivo na suíça há mais de um ano ! E então nas férias comecei a tirar a carta de camião ! Já tinha a d carro! Mas agora apanhei o permisso B e disem me que já não posso mudar a carta para a suíça ! Por causa d permisso ! Disseram que ou tenho d faser aqui a carta d camião ou pagar uma multa ! Alguém me pode ajudar ou dar me informações !? Obrigado

escuteiro disse...

Olá, gostava de saber se alguém me pode dizer, se tendo o permi b se posso ficar com a carta portuguesa 1 ano ou se tenho que trocar imediatamente por uma Suíça,e qual o procedimento a seguir.
tenho carro em Portugal e não sei se vale apena tê-lo cá. Vivo nos valais, collombey. Obrigado.

Gomes Maria disse...

Eu sou brasileira e em janeiro fara um ano que tenho permis B tenho carta de conduçao brasileira, mas nao tenho pratica algum em conduir pois tirei a carta e nunca mais conduzi pois nunca tive carro! Agora estava pensando comprar um carro preenchi o tal formulario tirei a foto fiz o exame de vista e levei o formulario para fazer a troca pegaram minha carta brasileira me deram uma copia e disse para aguardar em casa... conclusao duas semanas depois recebi minha carta brasileira e outro formulario para eu marcar um dia para ir fazer um teste a conduzir kkkkk so rindo agora nao sei como farei ou vou numa auto escola praticar ou desisto de trocar...