9.9.10

Estudar Em Portugal vs Estudar No UK

Faz exactamente 10 anos que entrei na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, essa escola que me dá pesadelos até hoje. Entrei na universidade, como toda a gente através do concurso público, soube online que tinha entrado, vi o dia da inscrição no site da faculdade e lá fui inscrever-me. A grande maioria das pessoas que estudava comigo era de Lisboa ou dos arredores, que é como quem diz, viviam em casa dos pais. Enquanto eu tive de mudar de vida, de cidade, eles mudaram só de escola. Isto para para dizer que para quem só muda de escola está tudo muito bem, mas para alguém como eu que vinha de uma cidade pequena no Algarve, o que eu senti foi que tinha sido largada na jaula das feras. Na minha altura, não faço ideia como é hoje em dia, mas duvido muito que esteja muito melhor, não havia um gabinete de apoio aos alunos de fora, não havia um gabinete de apoio a pessoas que não tinham casa, não havia grandes informações disponíveis, basicamente não havia nada de nada. A inscrição era no dia X, as aulas começavam no dia Y e pronto, faz-te à vida se quiseres. Na minha opinião foi errado e muito impessoal.

Este ano vou ter um grande termo de comparação. Ainda não começaram as aulas e posso dizer que já noto uma grande diferença. Para começar o processo de candidatura não se baseia exclusivamente nas notas. Todas as universidades pedem um texto de motivação, que explique o porquê de querermos aquele curso e universidade. De seguida tive uma entrevista telefónica com o director do curso, que me explicou em mais pormenor quais as matérias a abordar, o que eu podia esperar, etc. Após ter sido aceite, em Maio, comecei a receber informações regulares sobre a universidade e o curso. Cartas e emails, quase sempre enviados pelo director do curso, com informações de datas e de conteúdos, do horário e de eventos relacionados com o mestrado. Eu fiquei muito surpreendida quando há um mês atrás me mandaram uma lista de livros que posso ir lendo para me preparar. Ainda não fui à universidade, mas pelo que vi no site, sei que têm gabinetes de apoio a alunos de fora, apoio ao alojamento, apoio para pessoas que querem arranjar empregos em part time, apoio para as finanças pessoais.

Não quero dizer que vão ser só rosas, mas só por isto consigo perceber que o modelo é completamente diferente e ainda bem, porque eu não voltava a estudar em Portugal nem que me pagassem. Na minha universidade havia uma preocupação constante dos professores em fazer-nos sentir que éramos todos uma bela porcaria. Coitadinhos, a maior parte eram inúteis que iam pavonear os egos para as salas de aulas e que faziam questão em dizer "aquilo não era o emprego a sério, o atelier é que era, davam aulas por favor". Mas isto já é uma queixa muito específica. Não quero com isto dizer que o ensino foi mau, pelo contrário, tive professores que eram bons e com os quais aprendi imenso, o que quis salientar é que reina uma espécie de ideia que os alunos devem mandados a abaixo muitas vezes para se esforçarem para serem melhores. Infelizmente eu não concordo nada isto, as pessoas tentam ser melhores quando se sentem motivadas.

Gostava de ter tido a visão de ir estudar para o UK quando acabei o secundário, mas infelizmente isso na altura nem me passou pela cabeça. Estou curiosa para ver como vai correr para poder fazer uma comparação justa e equilibrada.

4 comentários:

yevgeny disse...

Belo texto, sim senhora (Quase só factos, embora a natureza destes nos faça crer que tenhas dado a tua opinião)

ML disse...

Não fazes ideia de como o teu texto me chamou atenção.

Eu fui das que não mudou de cidade, nasci no Porto e estudei no Porto. Não sou de Arquitectura mas sou de Ciências, e senti essa questão do criticar e espezinhar dos profs de tal forma intensa que me fez repensar todas as minhas destrezas mentais para o curso. Sinto que pelo menos nas Faculdades mais antigas, de renome, os profs têm um distanciamento perante os alunos assustador. Mostram-se sempre com um ar altivo de quem está acima de tudo. Não gostei. E agora como prof não me revejo nisso. Motivação é a palavra de ordem na minha vida profissional.

Quanto a ti, Parabéns pela coragem de ires estudar novamente e teres a hipótese de viver essa experiência!

Boa sorte!

Aproveita tudo! :)

PS - Faz agora 11 anos que entrei na Faculdade! 11!!! God! Como o tempo passa!

Big kisses

ML

canson disse...

Lara...escusado será dizer k concordo ctg! Mas não é escusado dizer k apesar de tudo tamos cá para nos apoiarmos uns aos outros! Que esta nova aventura em Londres seja mais positiva que a última.
Em relação às diferenças no que diz respeito ao apoio académico aos estudantes, só em Portugal deve ser este atraso de vida, em qualquer país dito civilizado as coisas passam-se de uma forma que nós achamos espectacular, porque será!??

Mononoke disse...

Obrigada pelos comentários.

João, estou ansiosa por saber das vossas experiências por terras suiças. Devias criar um blog para falar dessa mudança!

Beijinhos e venham visitar-me a Londres.