10.6.10

Dia De Portugal, De Camões E Das Comunidades Portuguesas




"O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado a 10 de Junho, é o dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, e também um feriado nacional de Portugal."


Infelizmente hoje há pouco para celebrar, o Camões ia dar muitas voltas na cova se visse Portugal actualmente.
O problema deste país está nos genes, a corrupção faz parte de cada um de nós e principalmente das pessoas que chegam a dirigentes. Mas verdade seja dita, o país nunca esteve tão mal como está agora com a besta do Sócrates a fazer m****a a torto e a direito. Adiante.


Portugal é um país onde se vive para trabalhar, onde o esforço não compensa, onde as qualidades não são reconhecidas, onde não há condições para para se ter um emprego digno. Aqui não há lugar para orgulhos, ou se aceita a porcaria que oferecem ou outra pessoa o fará, desafiar a injustiça serve para coisa nenhuma, porque quem poderia solucionar o problema vive num pedestal e não tem interesse em sair de lá. Aqui só interessam os conhecimentos, as ditas cunhas, pouco importa se a melhor pessoa para um lugar ia beneficiar a empresa ou o governo ou o que fosse, se não for sobrinho do patrão está a perder tempo.


Vive-se no sufoco, contam-se os tostões todos, até quando se compra comida no supermercado. E o mais triste é que quem viveu sempre sem ar não consegue perceber o que significa realmente respirar, é uma noção abstracta, algo que dizem que acontece no estrangeiro. "Mas nós temos sorte", dizem, "não trocava a sardinha e o sol por nada deste mundo". Eu trocava, trocava por uma sociedade em condições, em que recibos verdes são excepções e não regra, trocava por um sítio onde os patrões respeitam os trabalhadores, onde quem corrompe não recompensado, onde uma pessoa se sente bem e não sente que está a ser maltratada pelo próprio país. Como diziam um amigo meu, os deputados é que mereciam estar a recibos, quando não fossem não recebiam.


Portugal é um beco sem saída, os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Os impostos cá são dos mais altos da Europa e em troca recebemos todos um grande 0. Infelizmente enquanto não houver governantes que não estejam mais preocupados em enriquecer do que em fazer o trabalho para o qual foram eleitos nem sequer há esperança de mudança. Talvez quando se perceber que quanto mais se dá, mais se recebe, em vez de viver na mesquinhez ou que quem se sente feliz produz mais, talvez haja uma hipótese de mudança. Quando se vive obcecado pelas estatísticas os resultados só podem ser maus, para os números de alunos a concluir o secundário aumentarem torna-se o ensino menos exigente, para resolver o problema do dinheiro diminui-se o ordenado dos funcionários públicos, para haver mais dias de trabalho acaba-se com os feriados religiosos. A conclusão é simples, Portugal é um dos países da Europa onde as pessoas mais lutam, mais horas trabalham e onde se ganha menos, se vive pior e se produz muito pouco. Porquê?


Porque as pessoas são infelizes. Porque não há recompensas. Comer fora é um luxo, viajar é coisa de rico. É incrível, mas por cá tira-se férias para ficar em casa, porque como é óbvio alguém que ganha os famosos 800 euros não vai gastar 800 numas férias. Este ano vi uns óculos de sol que custavam 300 euros e o ordenado mínimo cá tem um valor de cerca de 450 euros, isto chocou-me. Não se admite que os preços sejam superiores aos dos outros países onde se vive em condições muito melhores. Mas isto sou só eu, é a minha opinião, com a qual muitos não concordam e antes que venham dizer "se isto é tão mau, porque é que não te vais embora?" deixem-me dizer que vou assim que for possível. Vou embora e vou com uma dor no coração, por deixar a família, os amigos do coração, o meu querido Algarve, as praias, o mar e o sol, vou com dor por gostar tanto do sítio onde nasci e por saber que este mesmo sítio me trata mal.

1 comentário:

Palomita disse...

Vais mas ficas sempre, pelo menos no coração de quem te quer bem! :)