13.6.10

Day Four. Favorite Book

Tantos livros que adorei...

Vou escolher os livros que me marcaram na adolescência, porque é sempre destes que eu me lembro.



How far can you go? ou em português Até onde se pode ir? do escritor David Lodge. Lembro-me que escolhi este livro porque a capa tinha umas luas e umas maçãs e eu gostei muito. Acabou por se tornar um dos meus livros preferidos, já o devo ter lido mais de 4 vezes. Aconselho vivamente.

Resumo: As dúvidas, angústias e dislates de um grupo de católicos britânicos para quem a revolução sexual chegou tarde demais
Os encontros e desencontros de um grupo de católicos ingleses, desde os seus tempos de universidade, no início da década de 50, até ao final dos anos 70, servem de cenário a esta sátira - simultaneamente divertida e amarga - que consegue a proeza de descrever as questões morais vividas pela grande maioria dos cristãos.Dennis, Michael, Ruth, Polly, entre outros, são confrontados com as inevitáveis atribulações da vida: do casamento ao adultério, passando pela doença e a perda, e, como uma sombra, o Concílio Vaticano II e a encíclica papal Humanae Vitae contra a concepção. Ou seja, de um lado, a tradicionalista Igreja Católica, e, no extremo oposto, o canto da sereia da sociedade permissiva. E com a invenção da pílula e a extinção do Inferno, será difícil a este grupo de amigos manter intacta a sua virgindade espiritual e não desapontar Cristo.





Também adorei The Mists of Avalon ou As Brumas de Avalon da Marion Zimmer Bradley. São quatro livros que contam a história do Rei Arthur, mas contado sempre na perspectiva de mulheres e com muita magia à mistura. Eu sempre adorei romances históricos e estes quatro livros são dos melhores que me lembro de ler, também os li umas 3 vezes.

Resumo: As Brumas de Avalon é um dos mais fantásticos épicos medievais alguma vez escrito, no qual Marion Zimmer Bradley recria as lendas arturianas, desta vez narrado através do olhar das mulheres que, por detrás do trono, governaram os próprios actos masculinos e foram as verdadeiras detentoras do poder. Num universo paralelo à Grã-Bretanha celta, a enigmática ilha de Avalon é a guardiã dos grandes mistérios eternos e sagrados. E os que estão destinados a viver nos dois mundos são, passo a passo, confrontados com as antigas tradições ligadas à Natureza, e às suas forças obscuras, e à nova fé cristã que procura espalhar-se no território.

Sem comentários: