27.12.09

Mentalidade

Está-me a incomodar mesmo muito que me digam repetidamente que tenho muita sorte em ter emprego. Isto só me mostra mesmo como os portugueses tem uma atitude conformista e aceitam qualquer porcaria que lhes dão.

Vamos ver os factos, eu tenho um emprego a 25 km de lisboa, tenho de guiar e levar com trânsito todos os dias, eu não gosto de viver em lisboa, estou a falsos recibos verdes, ganho uma porcaria, não tenho dias de férias, não tenho dias de doença, quando estive doente ouvi bocas, onde não me pagam a horas e ainda por cima tenho de ser eu a pedir, onde não há água, se eu quiser levo se não quiser morro de sede, mas há café em fartura (não bebo café), o papel para desenhar escasseia, fumam lá dentro e no outro dia o patrão disse a duas pessoas que já lá trabalham há imenso tempo que lhes quer diminuir o ordenado porque gasta muito com eles, mas compraram uma máquina toda xpto que lê as impressões digitais para registar o número de horas que fazemos e ainda por cima vou ter de ir trabalhar estes dias entre o natal e o ano novo.

Agora digam-me que eu tenho muita sorte. Por favor, eu não sou parva, ter um emprego é melhor do que não ter emprego, ok, mas que eu saiba ter um bom emprego é melhor do que ter um emprego de merda. Por isso não me venham dizer que eu tenho muita sorte. Muita sorte teria eu se tivesse um emprego onde houvesse condições, onde ganhasse bem e a horas, onde tivesse um contrato, com férias, dias de doença, aumentos anuais, subsídio de férias, progressão de carreira. Isso sim seria bom e ai eu seria a primeira a dizer que tinha muita sorte. Eu não tenho muita sorte, eu estou um passo a acima de ter muito azar.

E preocupa-me ouvir as pessoas dizerem-me que é assim mesmo e "ao menos tens um emprego". Não vamos por ai, há muitos empregos que ninguém quer ter, podemos também dizer a todas as pessoas que lavam sanitas que tem muita sorte em ter um emprego. Este país nunca vai sair da cepa trota enquanto toda a gente achar que por ter um emprego sem condições está muito melhor do que aqueles que não o tem. Isto não é bom, é apenas contentarmo-nos com o menos mau. Felizmente para mim que saí de Portugal e sei que é possível sermos arquitectos em sítios em condições, que há países onde há mais respeito pelos trabalhadores e que é aceitável dizer que um emprego não é bom o suficiente.

7 comentários:

AV disse...

Concordo totalmente. Já ponderaste ir para o continente asiático? A irmã e o namorado duma grande amiga minha foram para Macau há uns anos, e agora trabalham na Aedas em Singapura. Pelo que percebi arquitectura lá tem imensa procura.

Carla disse...

Ola

Se estas assim tao insatisfeita com o emprego e com o Pais, porque nao deixas Portugal? Se Portugal os Portugueses ou Lisboa e assim tao mau porque nao sais de Portugal? Posso estar enganada mais ja viveste em Inglaterra? Entao volta para la onde tudo e uma Maravilha e todos civilizados e tudo empregos bons.

Beijos

Mononoke disse...

Lá não é tudo bom, mas é melhor. E eu gosto de portugal e gosto do portugueses, mas gostava que houvesse mais respeito cá pelos trabalhadores, principalmente por parte dos patrões. Tenho tentado voltar para Londres, mas com a crise a situação lá ainda não está muito fácil.

yevgeny disse...

Belo post!

Aqueles que são conformados e acomodados não chegam a lado nenhum!

Tu, tendo estado "lá fora" ficaste com uma noção completamente diferente do que é o mundo de trabalho e os direitos dos trabalhadores...

Se nunca tivesses saído e conhecido outra realidade se calhar eras tu que dizias que tinhas muita sorte em ter o emprego que tens!!

r i t a disse...

Sinceramente concordo com o que a Carla diz...a vida são 2 dias e não vale a pena estares em Pt se não gostas...a mentalidade das pessoas vai ser sempre assim..mudar isso é um trabalho que dura gerações...

cris disse...

Nao podia concordar mais contigo.
Alias eu tinha um emprego onde ate nem ganhava mal ( para a nossa realidade 800/900 €) mas quiz mais alem do dinheiro!
Por isso arrisquei quase tudo e fui para Inglaterra.
Não é só uma questao de dinheiro, é opçao de viver e nao nos limitarmos a sobreviver!

cadu1981 disse...

bem dito...