28.12.09

2009

O último ano desta década está mesmo a chegar ao fim. Uau, 2010, parece um futuro tão distante e no entanto, aqui está ele a bater-nos à porta.

2009 foi um ano mau, não há como dar a volta a isto. Começou com a crise e com a crise acaba.

Foi um ano de muita insegurança a nível profissional, vi muitos dos meus amigos perderem o emprego, vivi todo o drama das redundâncias, do não saber se ia ter emprego no mês a seguir. Escapei à primeira fase, escapei à segunda fase, mas não escapei à terceira. Fiz a viagem mais longa da minha vida até hoje, fui à Bolívia, conheci uma realidade completamente diferente e quando voltei fui chamada para a reunião com os directores.

Maio foi o meu último mês de trabalho em Londres. Junho fiquei em casa, procurei emprego, mas como as desgraças vem aos pares a minha relação de 4 anos acabou e tive de tomar a decisão de deixar a minha casa e deixar Londres. Julho foi o mês em que regressei ao Algarve, paguei um bilhete de avião e o correspondente a outro bilhete pelo excesso de bagagem, mais as 3 malas e duas caixas que mandei com uma transportadora. Foi um mês muito duro, a viver com o meu (ex)namorado e a preparar-me para deixar a vida que tinha sido tão difícil construir, numa cidade que eu adorava e não queria deixar por nada.

Agosto correu de forma mais suave, muita praia e uma viagem maravilhosa à Itália com as minhas amigas serviu para descansar e levantar a moral, não há nada como o verão.

Setembro passou depressa, entre a praia e os amigos.

Em Outubro recomecei a procura de emprego, mandei centenas de currículos para Londres, Paris, Bruxelas, Genéva, Estocolmo, Copenhaga, Oslo, Bergen. Fui a duas entrevistas uma em Londres e outra em Bergen, na Noruega e não consegui nenhuma das posições.

Em Novembro comecei a procurar emprego no Algarve, mandei vários cvs, mas não é fácil, a maior parte dos ateliers não tem site e eu sempre procurei pela internet. Mandei 3 ou 4 emails para ateliers em Lisboa e chamaram-me para o emprego que tenho agora. Mudei-me para Lisboa, embora fosse a última coisa que me apetecia fazer.

Em Dezembro houve feriados, dias de doença, o natal e uma grande desilusão de saber que tenho de voltar ao trabalho amanhã.

Passei 6 meses em Londres e 6 meses em Portugal, tive momentos bons, como em todos os anos, mas sempre com uma preocupação atrás da orelha, perder o emprego, arranjar emprego. Viajei, sorri, sofri, perdi amigos, reforcei amizades, fiz muita praia, descobri emoções diferentes, cresci, fiz 27 anos e nos últimos meses comecei realmente a sentir-me adulta.

Este ano está mesmo no fim, felizmente. 2010 tem mais potencial para ser um ano melhor, eu pelo menos espero que o seja para mim e para todos.

2 comentários:

jmnpm disse...

Em breve também vou fazer a minha retrospectiva do ano e, nos pontos positivos, vais estar por lá.

Espero e sei que 2010 será melhor, para os dois.

cadu1981 disse...

jovem, nem tudo pode ser negativo na tua vida...