5.2.09

This Dish May Contain Traces Of Nuts

Acho muito curioso que todos os restaurantes tenham esta pequena nota em qualquer prato que tenha de facto "traces of nuts". Eu sei que há pessoas alérgicas a nozes, amendoins, etc, etc, mas eu não me lembro de ter vistos estas notas nos restaurantes em portugal. Será que lá o numero de pessoas com estas alergias é menor ou será que estas pessoas tem de ser extra cuidadosas em todos os restaurantes e perguntar sempre?

Outro aspecto que me surpreendeu bastante foi descobrir que as uvas aqui não tem caroços. Pura e simplesmente não existem. Da primeira vez que vi a embalagem em que dizia seedless grapes pensei que estava a perceber mal. Certamente que aquilo não podia querer dizer que as uvas não tinham caroços, que raio de fruta mutante é essa? E já ouvi falar de cenouras sem casca, mas isso ainda estou para confirmar.

Uma das minhas grandes desilusões foi ter descoberto que aqui não há bolas de berlin. Quantas vezes eu vi o que parecia ser uma perfeita bola de berlin, comprei, provei e... doce de maçã ou de morango lá dentro.....que desilusão. Já deixei de procurar e aceitei os doces de morango da vida, ai mas o que me apetece uma boa bola de berlin.

Mas o que eu ando doidinha para comer é um bom bife. Não sei se sou eu que tenho azar, mas acho que a carne de vaca e de porco aqui é bastante má.

E o ovomaltine. Aqui só há uma pseudo versão de ovomaltine para chocolate quente e eu juro que tem um sabor esquisito.

6 comentários:

Anónimo disse...

O que te leva a pensar que os pratos em Portugal têm nozes ou vestigios de?
Será que é um ingrediente assim tão fantástico? Ou será que os ingleses não têm grande cultura culinária?

E já agora, porquê o "may", quem cozinhou sabe se tem nozes ou não...

Queres uma bolinha de berlim? Daquelas fantásticas que se compra nas padarias?
Que fazem crescer água na boca só de pensar em trincar e lamber o creme? ehehehe Só mesmo em Portugal :D

jmnpm disse...

Nos EUA já vão mais à frente...têm as grapples, maçãs que sabem a uva, haha.

Vai espreitar o meu novo estaminé :**

Anónimo disse...

Eu acho bem que as embalagens digam isso, e costumam também dizer "may contain traces of milk, gluten and wheat". O que acho triste é que em Portugal não tomem o mesmo cuidado. A verdade é que há muitas pessoas com alergias alimentares, e que não podem comer sequer uma migalha destes ingredientes, porque podem ter reacções muito más. Como estes são os alimentos a que a maioria tem alergias, são os anunciados (nos congelados também falam em "shellfish", por exemplo).
Estou a falar por experiência própria, já que não posso comer "dairy" nem "wheat" durante 3 meses e quando vou Portugal é muito mais complicado comprar comida :(
E sim, nos restaurantes tem de se perguntar.

Laura Moreira disse...

Em Victoria, mesmo ao lado da estação, encontras uma corner bakery q tem pasteis de nata, bolos de arroz e bolas de berlim...

Se procurares bem encontras grapes com caroço =D
...qto aos bifes...esquece...

Anónimo disse...

Pois... como ser alérgico que sou, digo que são extremamente importantes essas referências. Uma reacção alérgica (uma verdadeira reacção) pode matar uma pessoa. Basta haver um insignificante contacto...
Comecei a levar vacinas! Em 2010 a praia é minha!!!
Beijos

Lua disse...

Eu acho que existem mais pessoas alérgicas aqui. Trabalho com crianças e nunca me lembro de ver tantas crianças alérgicas ao leite, às nuts, ao que quer que seja. Acho, no fundo, que se deve a uma atitude mais positiva relativamente à comida por parte dos portugueses.

Quanto às seedless grapes, fiquei chocada também! Até há laranjas sem caroços! Faz-me imensa confusão...