28.6.07

Livros

A Sarita desafiou-me a:

"...indicar 5 livros que tenham sido referenciais de alguma forma e ainda, qual ou quais estão em leitura actual. Depois, é só indicar 5 blogs a serem desafiados nos mesmos termos!"

Livros, por onde começar?

Sempre gostei de ir a livrarias, mas ao mesmo tempo fico sempre com uma sensação de aflição. Uma livraria normal tem centenas e centenas de livros e eu penso sempre que não tenho tempo na minha vida inteira para ler metade. Quantas histórias maravilhosas vou eu perder? Se uma pessoa lesse 1 livro por mês, começasse aos 14 anos e terminasse por volta dos 75, durante a sua vida teria lido 732 livros. Quem é que lê um livro por mês?

Adoro ler desde que me lembro. Comecei com os famosos Uma Aventura, depois passei para os livros Uma Viagem no Tempo, Lua de Joana, Chocolate À Chuva, Adrian Mole, etc etc etc. Livros de crianças.

No entanto, os livros que marcaram vieram só mais tarde. Adorei, adorei, adorei os 4 volumes d'As Brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley. Foi com esta autora que comecei a amar livros de fantasia, em especial estes, que contam a história do Rei Artur e da sua meia irmã Morgaine e dos cavaleiros da Távola Redonda. Mas a razão pela qual esta história é tão especial para mim é porque é narrada por mulheres e é de um ponto de vista muito feminino. Por outro lado acho que também me identificava com a Morgaine, uma rapariga morena que não se achava bonita e vivia apaixonada pelo belo cavaleiro Lancelot que gostava de outra. Gosto muito desta autora, por isso li mais livros dela, A Casa da Floresta, A Senhora de Avalon, O Presságio de Fogo, este livro narra a Guerra de Tróia vista por uma das filhas do Rei Príamo.

Li vários livros deste género, mas na verdade não me lembro de todos.

Li O Perfume, claro! Muito bom, não preciso de comentar.

Nunca julgues um livro pela capa, é verdade, no entanto um dos mlehores e mais inteligentes livros que já li foi escolhido inteiramente pela capa. Devia ter 15 ou 16 e fui a uma livraria, vi um livro com umas luas e maças na capa e comprei-o por causa disso. O livro era Até onde é que pode ir? do autor David Lodge. O livro conta a vida de vários jovens católicos nos anos 60 que se debatiam diáriamente com a questão do sexo, ao mesmo tempo que tentavam respeitar os ensinamentos da Igreja. Também gosto muito deste autor, tenho lidos vários livros dele, destaco Changing Places, Small World, Thinks.

Adorei ler Os Maias, é verdade que há lá uns capítulos mais aborrecidos, mas no geral é brilhante! A sociedade daquela altura, as descrições, o amor, o drama!!!

Numa versão mais espiritual li quase todos os livros do Paulo Coelho, gostei do Diário de um Mago e do Alquimista, mas o meu preferido é Na Margem do Rio Piedra Sentei e Chorei, acho que também chorei com este.

Mas o livro que mais me fez chorar até hoje foi Memórias de uma Gueixa, é uma história tão bonita que merece ser lida, para quem só viu o filme saibam que deixa muito, mas muito a desejar.

Harry Potter, uma saga que começou para crianças e que hoje é aguardado também por adultos em todo o mundo. Li os 6, só falta um e estou ansiosa. Ansiedade é o sentimento que mais associo a estes livros, ansiedade doentia de saber o que vai acontecer a seguir. Os livros são mesmo bons, há qualquer coisa neles...

100 Anos de Solidão, claro! A vida da família Buendia.

O Miguel de Sousa Tavares é um excelente escritor, Não te Deixarei Morrer David Crockett e o Equador. O primeiro reune uma série de textos o segundo lembrou-me os Maias. Ambos maravilhosos.

O Senhor dos Anéis, magia pura. Amo esta história, lembro-me de ficar agradávelmente surpreendida quando tudo acabou bem.

Sei que li mais livros, mas estes são os mais importantes, os que me ficaram cá dentro.

E se alguém ainda está a ler isto, desafio os blogues Ao Meu Encontro na Estrada, Blog da Sónia, Fungos no Telhado, Architectural Grammar, Jogo da Sueca.

6 comentários:

Sarita disse...

Ehehehe =)
à para aí muitos livros iguais... andámos a passear pelas mesmas histórias... aliás... a família Buendia... como é que eu pude me esquecer da família Buendia???
;)

Mononoke disse...

Deve ser porque são as melhroes histórias!!

Anónimo disse...

No início era Uma Aventura, Uma Viagem no Tempo, Adrian Mole e Um Adolescente com a Mania da Saúde. E ainda uns livros verdes de monstros em q se percorria uma especie de labirinto.
Os livros do secundário vieram a seguir. Gostei d'Os Maias (excepto a seca do início)e do Amor de Perdição. Depois veio um livro de divulgação científica e depois o Cosmos.
E segui essa linha. Quase só leio divulgação científica.
Não li O Perfume nem outros badalados dessa altura. Li recentemente (depois de todo o mundo) o Código da Vinci. Não me atrevo a ler Harry Potters porque detestei o 1º filme. Vi os Senhor dos Anéis e quero arranjar um tempinho para ler os 6 ou 7 livros todos.
Agora tou a ler Breve História de Quase Tudo, Bill Bryson. Livro muito bom.
Gostava de ler mais romances, estórias sem ser divulgação científica. Mas tenho um monte destes que quero ler. Alguns 30. Ainda por cima é demorado ler desses.
De blogs sei pouco. Leio este, os Fungos no Telhado e o Sorumbático. Leio também por vezes a Chuva Miudinha.
Será que já li mais de 100 livros? Ou de 200?

Anónimo disse...

ai lara,

o ultimo livro que li deve ter sido "o primeiro ano do bebe". li muitos dos que mencionaste ai em cima, mas ha tanto tempo!

tenho aqui o equador em holandes, talvez lhe pegue!

jinhos!

sergiodiassilva disse...

Só me dás trabalho, pá.

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e