28.10.10

Future

Percebemos que estamos a ficar malucas quando alguém nos manda uma foto por email e a primeira coisa que se faz é procurar o botão "Like".

26.10.10

É Que Só Me Apetece Fugir E Nunca Mais Cá Voltar

Procurar casa em Londres é das coisas mais odiosas que alguém pode ter de fazer.

24.10.10

Ervilha

Tenho uma colega indiana que é arquitecta e que veio para Londres pela primeira vez há um mês, para fazer o mestrado. Ela é de Goa, mas já tinha trabalhado em Nova Delhi e Hong Kong. Quando me conheceu e eu disse que era portuguesa ela disse-me que tinha trabalhado com um rapaz português em Hong Kong. Disse-me o nome e não é que ele foi da minha turma na faculdade em Lisboa e da última vez que foi para HK fez escala em Londres e ficou na minha casa, há 2 anos.

E agora eu estou a fazer o mestrado com ela. Qual é a probabilidade?

Gente Muito À Frente

Tenho 2 colegas do Chile no mestrado e as duas têm uma bolsa do governo chileno que lhes paga as propinas e a estadia em Londres. No outro dia uma delas disse-me que o governo deu 700 bolsas para alunos chilenos poderem estudar no estrangeiro. Não estamos a falar de 5, nem de 10, estamos a falar de 700 bolsas. Tanto eu como a Indiana ficámos parvas, portanto pedimos que nos falasse mais sobre o assunto. E segundo o que percebi é fornecido a todos os alunos um ranking mundial de universidades e as bolsas são atribuídas por um sistema de pontos, portanto quanto melhor for a universidade, mais hipóteses o aluno tem de conseguir o financiamento. Depois contam outros factores, como a média do curso. Não há limite de tempo para o financiamento, pode ser um mestrado de 1 ano ou um doutoramento de 3. O governo paga, a contrapartida é que quando o curso acaba a pessoa tem de voltar para o Chile e trabalhar lá durante o mesmo tempo que esteve fora se quiser trabalhar fora da capital, ou trabalhar o dobro do tempo que esteve fora se quiser trabalhar na capital. E sinceramente tenho de dizer que fiquei admirada, porque esta atitude revela uma inteligência que eu não estava à espera, um país que está a apostar forte em ter profissionais qualificados nas melhores universidades do mundo e que não os quer concentrar na capital do país, é um país que supostamente é do terceiro mundo, mas que está a anos luz de um país europeu chamado Portugal. E ela própria disse que o sistema não era perfeito, havia pouca clareza em algumas decisões que eram tomadas para atribuir bolsas, mas mesmo no país mais corrupto podem dar-se umas 100 bolsas para os filhos e os primos e ainda sobram 600 para pessoas normais, como ela. Naquele momento tive inveja de não ser do Chile, de não ser de um país onde se apoia a formação e a educação, porque sem educação nada pode melhorar. A qualidade da educação de um país não se mede pelo numero de pessoas que acabam o secundário, não é por facilitar a passagem dos alunos e aumentar as estatísticas que Portugal avança. Muito pelo contrário, quanto mais se facilita menos se sabe e menos qualidade se produz. E portanto ficamos assim, pessoas do "terceiro mundo" a viver em Londres com tudo pago pelo governo e pessoas do "primeiro mundo" que pedem empréstimos para pagar propinas. Amén.

17.10.10

Comida

Tenho-me esquecido, mas afinal o refeitório existe. Há imensa escolha, desde marcas a conhecidas a pratos quentes de peixe, carne ou vegetarianos por 3.40 £.

Ahhh Britain

11.10.10

10.10.10

Foi o dia de anos mais especial que tive até hoje, quer pela data, quer pela maravilhosa festa que tive. Correu tudo muito bem, aluguei uma casa pela internet que se revelou melhor do que eu podia esperar, os meus amigos mais queridos estiveram quase todos lá, a música estava fantástica, comemos, dançamos e rimos. Soprei as velas à meia noite e passei a ter 28 anos. Mas não podia estar mais feliz.

4.10.10

Livros

Mas as bibliotecas, são umas senhoras bibliotecas, lindas e a abarrotar de livros.

E Agora Uma Coisa Má

Dá-me a ligeira impressão que não há uma cantina, como nas faculdades em Portugal, como comidinha quente e barata. Há imensos cafés com sandes, massas e saladas, mas não há uma cantina e disso eu sinto falta.

O Plágio

Desde que as aulas começaram que já nos disseram várias vezes que se houver alguma suspeita de plágio num trabalho o aluno fica sujeito a não poder continuar o curso. Até aqui tudo bem, no entanto o que me chamou a atenção foi terem-nos dito que não se pode usar qualquer imagem tirada da internet sem dar crédito ao autor e no caso de querermos citar uma pessoa tem sempre ser com aspas, se não é mesmo considerado plágio. Por exemplo não podemos dizer: a Joana referiu que gostava de rosas, temos de escrever: A Joana referiu "eu gosto de rosas". E todos os trabalhos são entregues pela internet para poderem correr no software que detecta estas coisas. Eu e as minhas colegas estrangeiras comentámos que temos de ter muita atenção para não fazermos algum erro destes sem querer.

Rotina

Lentamente vou voltando ao ritmo londrino, muita gente, coisas caras, espaços pequenos.
Gosto de voltar a sentir-me útil, nem que seja a estudar.
Estou a gostar imenso do curso, os temas parecem-me interessantes e pela primeira vez sinto que vou ter tempo para aprender algo, em vez de andar a encher chouriços porque tinha sempre as entregas todas na mesma semana. De qualquer modo este é um mestrado diferente, porque enquanto a arquitectura é mais baseada no desenho e trabalhos de projecto este é mais virado para leituras e relatórios e era exactamente isso que eu queria. No entanto, estudar em inglês é sempre um choque, adoro a língua, mas sinto-me em desvantagem em relação aos nativos, como é óbvio não quero fazer má figura.