28.3.11

The Hours 2

"I remember one morning getting up at dawn, there was such a sense of possibility. You know, that feeling? And I remember thinking to myself: So, this is the beginning of happiness. This is where it starts. And of course there will always be more. It never occurred to me it wasn't the beginning. It was happiness. It was the moment. Right then."

Defender Portugal De José Sócrates

"José Sócrates não é um democrata, é um homem com tiques de tiranete. Depois, a par deste nepotismo socialista, todos os dias aparecem notícias que indicam uma enorme incompetência ou um enorme nepotismo na gestão das contas públicas. Um exemplo: nesta altura, logo nesta altura, José Sócrates autorizou autarcas e ministérios a gastar mais por ajuste directo . Que beleza. Que classe."

Eu espero que este palhaço seja finalmente atirado para a rua.

27.3.11

The Hours

"Dear Leonard. To look life in the face, always, to look life in the face and to know it for what it is. At last to know it, to love it for what it is, and then, to put it away. Leonard, always the years between us, always the years. Always the love. Always the hours."

A Single Man

"A few times in my life I've had moments of absolute clarity, when for a few brief seconds the silence drowns out the noise and I can feel rather than think, and things seem so sharp and the world seems so fresh. I can never make these moments last. I cling to them, but like everything, they fade. I have lived my life on these moments. They pull me back to the present, and I realize that everything is exactly the way it was meant to be."

26.3.11

Blue

Protestos

Parece que mundo está a colapsar.

Picadilly está literalmente em pé de guerra.

25.3.11

Algum Dia Tinha De Ser

Hoje quando sai do metro na estação ao pé da minha casa às 23.30 vi um grupo de polícias e paramédicos à volta duma rapariga. Ela estava sozinha, deitada no chão da plataforma, inconsciente e o chão à volta dela estava completamente vomitado.

Não percebo estas mulheres inglesas que bebem até cair para o lado. Londres pode ser uma cidade perigosa. E se ela tivesse ficado inconsciente noutro sítio? Ou se a pessoa que a viu em vez de chamar a polícia tivesse levado a carteira dela ou algo pior? E custa-me a entender que as pessoas que estavam com ela a deixassem ir naquele estado sozinha para casa, a não ser que estivessem todos assim.

A bebida é um problema por aqui e há vários filmes publicitários na televisão a alertar para o excesso de álcool. Este é só um exemplo.

24.3.11

Aí Dentro

A Emma é uma australiana que vive em Portugal e que descreve a situação do país de uma forma muito interessante.

"Rant over. Goodbye Socrates. Never has there been a Prime Minister so cute or with a more appropriate name. I only pray there’s a Plato to follow you."

19.3.11

The Last

Não é fácil escrever sobre este sítio de modo que lhe seja feita justiça. Londres é uma cidade onde se conhecem as pessoas mais fantásticas e diferentes que se pode imaginar, onde temos o privilégio de partilhar os dias com amigos que realmente entram no nosso coração de forma muito mais rápida e intensa do que algum dia poderia acontecer em Portugal. A contrapartida é que estas pessoas entram na nossa vida apenas temporariamente, muitos de nós estamos de passagem, meses, anos, não importa, o que importa é que muitos poucos vivem cá a vida inteira. E a magia é quando os nossos temporários coincidem e temos o privilégio de tocar ao de leve partes do mundo que desconhecíamos, quando passamos a tarde a chorar e a rir com pessoas de 4 continentes diferentes e sentimos todos que temos uma ligação. E é assim que vejo este sítio, como o sítio onde todos paramos, crescemos, choramos, aprendemos sobre o amor, sobre a amizade e principalmente aprendemos que crescer na mesma cidade ou falar a mesma língua não significa absolutamente nada, que a verdadeira ligação vai muito para além disso e que só acontece quando as almas certas se encontram. E é assim que o nosso coração se vai espalhando pelo mundo.

Hoje foi o último dia de aulas do mestrado e as pessoas começam já a preparar a viagem de volta para os respectivos países. Estas pessoas que têm estado de forma tão intensa na minha vida vão, muito em breve, partir para casa e eu começo a antecipar o vazio e pergunto-me onde é a minha casa e porque é que não estou a planear a minha viagem para lá?

13.3.11

Um Bom Artigo

"Portugal protests: Revolt of the Generations
12.03.2011

The precarious situation in which the Portuguese youth finds itself - studying hard for years to what end? - and then in many cases working not as a full-time, fully-integrated employee but either part-time or working as a temporary or external worker, means people are unable to formulate plans for buying a car, getting credit for a house and starting a family. They are unable to start a life."

12.3.11

12 de Março

Hoje estive em Londres, mas gostava de ter estado em Lisboa. Também sou uma dessas pessoas que está à rasca e daí eu estar em Londres.

Quando sai de Portugal a primeira vez, sai porque não queria ter as condições de trabalho que os meus colegas me descreviam, mas sai também pela aventura. Nunca tive realmente vontade de trabalhar em Portugal, porque nunca vi um futuro com dignidade. Quando perdi o emprego devido à crise e tive de voltar para Portugal experimentei, pela primeira vez, o que é ser precário, estar a falsos recibos verdes, ter patrões que enganavam, mentiam, exploravam e exigiam muito mais do que tinham direito. Saía de casa às 8 e chegava a casa às 20, dias de doença, feriados e férias não eram pagos e o ordenado só era recebido quando as pessoas os começavam a ameaçar de não irem mais. Como se isso não bastasse, tudo o que lá se passava era ilegal, software, falsos recibos verdes, documentos falsificados, etc, etc. E ainda olhavam para mim como se eu tivesse de lhes agradecer por ter a oportunidade de passar os meus dias inteiros ali. O dinheiro dava para comer e para gasolina.  Tomei a decisão de me despedir, porque começava a perder o respeito por mim própria. Depois disso não voltei a encontrar emprego e ao fim de alguns meses desisti, porque já estava a planear o mestrado.

No entanto, eu queria ficar em Portugal. Voltar a Londres custou-me, mas sei que foi a melhor decisão que podia ter tomado, porque não havia nada para mim em Portugal.

Que esta manifestação seja a primeira de muitas.

Londres

Nunca deixa de me surpreender a quantidade de pessoas que anda na rua numa sexta à noite.

11.3.11

Sexta-Feira

Adoro quando chego a casa à Sexta-feira e sei que tenho dois dias de descanso pela frente. É a minha altura preferida da semana.

7.3.11

Adorei, Adorei, Adorei

4

O último módulo de aulas começou hoje. No dia 18 terei a última aula deste mestrado. Depois há muito trabalhinho pela frente, mas as aulas acabam e com elas a sensação de estar presa a algo.

Be Different