30.9.10

Modernidade

Os meus amigos nao tem internet em casa e isso irrita-me profundamente. Quem e que vivem sem internet hoje em dia?

Argh

Tenho de procurara casa e estou aqui feita parva a ler blogs.

Aqui Nao Se Brinca

Nos ultimos dias tenho andado a velocidade da luz e o tempo nao chega para nada.


Na terca feira vim pela primeira vez a universidade para me inscrever e tenho de dizer que fiquei muito impressionada com a organizacao. Para comecar havia bandeiras em todas a entradas que diziam welcome to ucl, uma maneira facil de indicar as pessaos para onde se deviam dirigir. Havia tambem em cada canto pessoas da universidade, que estavam identificados por fitas roxas, a quem se podia pedir informacoes sobre o que fazer e para onde ir. Incrivel. Comecei por me ir registar, entro na sala e estavam umas 15 pessoas com computadores e em frente a cada computador havia 3 cadeiras em fila indiana, um dos voluntarios ia indicando a cada um dos alunos para que cadeira deviam ir. Depois mandavam-nos para uma sala onde estavam pessoas a nossa espera para nos levar a ir buscar as passwords para o complexo sistema informatico da universidade, seguidamente fomos para uma das bibliotecas onde nos tiraram uma foto com uma webcam e nos deram o cartao de estudante 2 minutos depois, no fim ainda fui pagar as propinas. A inscricao com estas etapas todas demorou 40 minutos, o que tendo em conta tudo o que tive de fazer foi mesmo muito rapido. Talvez isto nao seja muito importante, mas notei que desde o primeiro minuto que estava tudo pensado e preparado. A universidade e enorme, ocupa um quarteirao inteiro e mais alguns edificios a volta, ha milhares de pessoas por todo o lado e ha um ambiente que me sentir bem, sinto orgulho de poder dizer que estudo aqui.

Ate agora ja tive 2 dias de aulas, bastante intensos, mas o curioso e que ate agora as aulas tem servido apenas para preparar as aulas a serio, no entanto a mais curiosa foi uam aula que tive so para explicar como se usa o site de aprendizagem, onde estao todos os materiais qu devemos ler, onde temos de fazer o upload dos trabalhos e onde podemos conversar com os nossos colegas num chat interno. Podia estar horas a escrever sobre isto, porque houve tanta coisa que e dificil referir tudo.

26.9.10

Um Bom Exercício?

A fazer a mala. Detesto esta tarefa. Escolher as roupas que vão, os sapatos que ficam, os brincos que gosto mais. E tem tudo de caber dentro uma única mala. O mais importante, o resto fica.

Amanhã acordo no Algarve, adormeço em Londres.

24.9.10

Diferenças

"Challenge us. Don´t be afraid to say to your teachers: I don´t think you are right. We like that."

16.9.10

Para Quem Anda Sempre Com A Mala Às Costas

Na Minha Opinião

O google reader é uma das melhores invenções dos últimos tempos.

15.9.10

Orgulho Nacional

Adoro a revista Sábado. É a única que leio do principio ao fim, sempre com imenso interesse, mas há uma crónica que aparece logo no início da revista de que gosto particularmente. E esta acho que merece ser partilhada.

Life

14.9.10

Uni

Daqui a duas semanas.

:(

Só de pensar que vou ter de procurar casa em Londres apetece-me chorar.

9.9.10

Estudar Em Portugal vs Estudar No UK

Faz exactamente 10 anos que entrei na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, essa escola que me dá pesadelos até hoje. Entrei na universidade, como toda a gente através do concurso público, soube online que tinha entrado, vi o dia da inscrição no site da faculdade e lá fui inscrever-me. A grande maioria das pessoas que estudava comigo era de Lisboa ou dos arredores, que é como quem diz, viviam em casa dos pais. Enquanto eu tive de mudar de vida, de cidade, eles mudaram só de escola. Isto para para dizer que para quem só muda de escola está tudo muito bem, mas para alguém como eu que vinha de uma cidade pequena no Algarve, o que eu senti foi que tinha sido largada na jaula das feras. Na minha altura, não faço ideia como é hoje em dia, mas duvido muito que esteja muito melhor, não havia um gabinete de apoio aos alunos de fora, não havia um gabinete de apoio a pessoas que não tinham casa, não havia grandes informações disponíveis, basicamente não havia nada de nada. A inscrição era no dia X, as aulas começavam no dia Y e pronto, faz-te à vida se quiseres. Na minha opinião foi errado e muito impessoal.

Este ano vou ter um grande termo de comparação. Ainda não começaram as aulas e posso dizer que já noto uma grande diferença. Para começar o processo de candidatura não se baseia exclusivamente nas notas. Todas as universidades pedem um texto de motivação, que explique o porquê de querermos aquele curso e universidade. De seguida tive uma entrevista telefónica com o director do curso, que me explicou em mais pormenor quais as matérias a abordar, o que eu podia esperar, etc. Após ter sido aceite, em Maio, comecei a receber informações regulares sobre a universidade e o curso. Cartas e emails, quase sempre enviados pelo director do curso, com informações de datas e de conteúdos, do horário e de eventos relacionados com o mestrado. Eu fiquei muito surpreendida quando há um mês atrás me mandaram uma lista de livros que posso ir lendo para me preparar. Ainda não fui à universidade, mas pelo que vi no site, sei que têm gabinetes de apoio a alunos de fora, apoio ao alojamento, apoio para pessoas que querem arranjar empregos em part time, apoio para as finanças pessoais.

Não quero dizer que vão ser só rosas, mas só por isto consigo perceber que o modelo é completamente diferente e ainda bem, porque eu não voltava a estudar em Portugal nem que me pagassem. Na minha universidade havia uma preocupação constante dos professores em fazer-nos sentir que éramos todos uma bela porcaria. Coitadinhos, a maior parte eram inúteis que iam pavonear os egos para as salas de aulas e que faziam questão em dizer "aquilo não era o emprego a sério, o atelier é que era, davam aulas por favor". Mas isto já é uma queixa muito específica. Não quero com isto dizer que o ensino foi mau, pelo contrário, tive professores que eram bons e com os quais aprendi imenso, o que quis salientar é que reina uma espécie de ideia que os alunos devem mandados a abaixo muitas vezes para se esforçarem para serem melhores. Infelizmente eu não concordo nada isto, as pessoas tentam ser melhores quando se sentem motivadas.

Gostava de ter tido a visão de ir estudar para o UK quando acabei o secundário, mas infelizmente isso na altura nem me passou pela cabeça. Estou curiosa para ver como vai correr para poder fazer uma comparação justa e equilibrada.

É Para Descambar

O Sócrates pode enfiar as portagens das Scuts no rabo.