31.12.09

2010

Que seja um ano excelente para todos!

Outro

Só mais um, porque eu não resisto.

Os meus coleguinhas disseram-me várias coisas muito interessantes. A) Que aquele é seguramente o pior sítio onde já trabalharam; b) Que é melhor eu ir procurando outra coisa; c) Viram o site do atelier onde eu trabalhava antes e perguntaram-me o que raio estava eu ali a fazer.

Óbvio que não recebi ainda, nem eu nem ninguém. E para além disso achei rídiculo ter ido ao escritório hoje, estivemos lá 2 horas e depois fomos embora, ninguém fez porcaria nenhuma e perdemos a manhã inteira.

29.12.09

Dilema

Despeço-me ou não me despeço?

Soma e Segue

Eu sabia que ter escrito o balanço do ano ontem poderia ser um bocadinho cedo. E hoje cheguei ao carro e tinha o pneu furado.
Só me apetecia chorar, mas como não havia tempo fui obrigada a fazer algo que tinha jurado não fazer e fui a pé até ao metro para iniciar o longo percurso até ao trabalho de transportes públicos, resultado 1.30h de caminho. Mau, mau, mau.

Felizmente graças à ajuda dos meus grandes amigos já tenho o pneu em condições.

Eu não queria nem por nada vir trabalhar esta semana e quando vi que tinha o pneu furado não pode deixar de pensar se esta não tinha sido a maneira do universo me dizer que eu não devia cá estar e não devia fazer aquele caminho.

2 days to go.

Não acredito que tenho de trabalhar dia 31... treta. Não quero passar a passagem de ano em Lisboa.

28.12.09

2009

O último ano desta década está mesmo a chegar ao fim. Uau, 2010, parece um futuro tão distante e no entanto, aqui está ele a bater-nos à porta.

2009 foi um ano mau, não há como dar a volta a isto. Começou com a crise e com a crise acaba.

Foi um ano de muita insegurança a nível profissional, vi muitos dos meus amigos perderem o emprego, vivi todo o drama das redundâncias, do não saber se ia ter emprego no mês a seguir. Escapei à primeira fase, escapei à segunda fase, mas não escapei à terceira. Fiz a viagem mais longa da minha vida até hoje, fui à Bolívia, conheci uma realidade completamente diferente e quando voltei fui chamada para a reunião com os directores.

Maio foi o meu último mês de trabalho em Londres. Junho fiquei em casa, procurei emprego, mas como as desgraças vem aos pares a minha relação de 4 anos acabou e tive de tomar a decisão de deixar a minha casa e deixar Londres. Julho foi o mês em que regressei ao Algarve, paguei um bilhete de avião e o correspondente a outro bilhete pelo excesso de bagagem, mais as 3 malas e duas caixas que mandei com uma transportadora. Foi um mês muito duro, a viver com o meu (ex)namorado e a preparar-me para deixar a vida que tinha sido tão difícil construir, numa cidade que eu adorava e não queria deixar por nada.

Agosto correu de forma mais suave, muita praia e uma viagem maravilhosa à Itália com as minhas amigas serviu para descansar e levantar a moral, não há nada como o verão.

Setembro passou depressa, entre a praia e os amigos.

Em Outubro recomecei a procura de emprego, mandei centenas de currículos para Londres, Paris, Bruxelas, Genéva, Estocolmo, Copenhaga, Oslo, Bergen. Fui a duas entrevistas uma em Londres e outra em Bergen, na Noruega e não consegui nenhuma das posições.

Em Novembro comecei a procurar emprego no Algarve, mandei vários cvs, mas não é fácil, a maior parte dos ateliers não tem site e eu sempre procurei pela internet. Mandei 3 ou 4 emails para ateliers em Lisboa e chamaram-me para o emprego que tenho agora. Mudei-me para Lisboa, embora fosse a última coisa que me apetecia fazer.

Em Dezembro houve feriados, dias de doença, o natal e uma grande desilusão de saber que tenho de voltar ao trabalho amanhã.

Passei 6 meses em Londres e 6 meses em Portugal, tive momentos bons, como em todos os anos, mas sempre com uma preocupação atrás da orelha, perder o emprego, arranjar emprego. Viajei, sorri, sofri, perdi amigos, reforcei amizades, fiz muita praia, descobri emoções diferentes, cresci, fiz 27 anos e nos últimos meses comecei realmente a sentir-me adulta.

Este ano está mesmo no fim, felizmente. 2010 tem mais potencial para ser um ano melhor, eu pelo menos espero que o seja para mim e para todos.

Saldos

Saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos, saldos.

27.12.09

Acerca do Twilight

Pergunto-me

Se há alguém que ainda não tenha visto o Avatar?

E se há, quando é que querem ir?

Mentalidade

Está-me a incomodar mesmo muito que me digam repetidamente que tenho muita sorte em ter emprego. Isto só me mostra mesmo como os portugueses tem uma atitude conformista e aceitam qualquer porcaria que lhes dão.

Vamos ver os factos, eu tenho um emprego a 25 km de lisboa, tenho de guiar e levar com trânsito todos os dias, eu não gosto de viver em lisboa, estou a falsos recibos verdes, ganho uma porcaria, não tenho dias de férias, não tenho dias de doença, quando estive doente ouvi bocas, onde não me pagam a horas e ainda por cima tenho de ser eu a pedir, onde não há água, se eu quiser levo se não quiser morro de sede, mas há café em fartura (não bebo café), o papel para desenhar escasseia, fumam lá dentro e no outro dia o patrão disse a duas pessoas que já lá trabalham há imenso tempo que lhes quer diminuir o ordenado porque gasta muito com eles, mas compraram uma máquina toda xpto que lê as impressões digitais para registar o número de horas que fazemos e ainda por cima vou ter de ir trabalhar estes dias entre o natal e o ano novo.

Agora digam-me que eu tenho muita sorte. Por favor, eu não sou parva, ter um emprego é melhor do que não ter emprego, ok, mas que eu saiba ter um bom emprego é melhor do que ter um emprego de merda. Por isso não me venham dizer que eu tenho muita sorte. Muita sorte teria eu se tivesse um emprego onde houvesse condições, onde ganhasse bem e a horas, onde tivesse um contrato, com férias, dias de doença, aumentos anuais, subsídio de férias, progressão de carreira. Isso sim seria bom e ai eu seria a primeira a dizer que tinha muita sorte. Eu não tenho muita sorte, eu estou um passo a acima de ter muito azar.

E preocupa-me ouvir as pessoas dizerem-me que é assim mesmo e "ao menos tens um emprego". Não vamos por ai, há muitos empregos que ninguém quer ter, podemos também dizer a todas as pessoas que lavam sanitas que tem muita sorte em ter um emprego. Este país nunca vai sair da cepa trota enquanto toda a gente achar que por ter um emprego sem condições está muito melhor do que aqueles que não o tem. Isto não é bom, é apenas contentarmo-nos com o menos mau. Felizmente para mim que saí de Portugal e sei que é possível sermos arquitectos em sítios em condições, que há países onde há mais respeito pelos trabalhadores e que é aceitável dizer que um emprego não é bom o suficiente.

26.12.09

Gostava de Ter Visto

Observações de Extrema Importância

O Tom Hanks parece que usa uma peruca no filme Anjos e Demónios.

Conclusão

Se sou obrigada a viver em Portugal, quero viver no Algarve.


Home is where the heart is.

25.12.09

Im Pressionante

Como diria o Nuno Lopes, em 2 palavras: im pressionante.

O meu hóroscopo para hoje:

"Repeat the phrase, "patience is a virtue" as many times as you need to today! Use your own common sense and do not rely on anyone for help. If you really are that unfulfilled with your job or any other aspect of your life, start looking now for other options that will better meet your needs."

24.12.09

23.12.09

By The Way

Feliz Natal!

A Transformação

Levanto-me, visto-me, como, saio de casa. Entro no carro, ligo o rádio e começo o caminho que me leva ao escritório. A minha cabeça está vazia. Estaciono sempre na mesma rua e ando 5 minutos até ao escritório. Ponho o dedo na máquina que controla a hora da entrada e sento-me ao computador. Olho para o relógio, passam 5 minutos e olho outra vez. Na hora de almoço faço os 5 minutos que me separam do pingo doce. Volto, almoço e sento-me ao computador. Espero pelas 6.30, passo o dedo e vou-me embora. Passo na portagem, apanho trânsito. O rádio toca, mas a minha mente está vazia. Chego a casa e é hora de jantar.

Casa, carro, trabalho, carro, trânsito, casa.

Anseio pela altura em que me deito e posso deixar de me esforçar. Dormir é o ponto alto do meu dia.

E repito a mesma rotina todos os dias. Assim tem sido e assim será.

Sei o que sou. Sou um zombie que vegeta e que se arrasta dia após dia, enquanto a minha alma vai desaparecendo na auto estrada.

It Just Gets Better and Better

Pedido para ter a próxima semana de férias, NEGAGO.

Odeio trabalhar em Portugal e odeio a mentalidadezinha de certas pessoas de cá.

22.12.09

Farta 2

Nos últimos 3 anos o Natal teve um significado diferente para mim. Natal significava vir a Portugal, ter 2 semanas de férias, ver a família, ver os amigos, comer a comidinha portuguesa.

Este ano não estou a conseguir a apreciar nada disto. Amanhã ainda tenho de ir trabalhar e no dia 24 tenho de ir de manhã para o Algarve. Não tive tempo para nada, acho odioso estar a trabalhar no dia 23, mas acho ainda mais odioso que o escritório não feche na semana entre o Natal e o Ano Novo.

Farta

Que dia comprido. Estou a precisar de férias.

21.12.09

As Más e as Boas Notícias

A má é que o Inverno começa hoje, logo é o dia mais pequeno do ano.


A boa é que a partir de amanhã todos os dias vamos ter mais minutos de luz.

20.12.09

Azul

Farta de cor de rosa.

Lua Nova


A Dakota Fanning aparece no Lua Nova. A miúda tem 15 anos e já tem mais horas no grande e pequeno ecrãn do que muitos veteranos da profissão.


E sim, eu fui ver o filme e gostei.

Desperate Times...

Ontem passei a tardinha inteira no colombo a comprar prendas. Por isso posso afirmar que neste momento já detesto o Natal.

O desespero de não ter ainda nada no dia 19 levou-me a ter fazer algo que eu nunca pensei fazer (ir ao colombo a menos de duas semanas do dia 24) e tendo em conta que este ano acabei por fazer imensas coisas que nunca pensei/quis, se calhar devia ir procurar cigarros e acabar 2009 em grande.

True Love

Há por aí muitas mulheres a falar sobre como é bom estar nos braços dos namorados. Eu vou passar a escrever sobre como é bom estar coladinha ao meu aquecedor.

É Refrescante

Saber, em conversas com amigas e amigos, que não só há homens que não tem pavor ao compromisso, como até há alguns que querem casar.

19.12.09

Dezembro

Era bom adormecer agora e acordar no fim de Abril. Ainda nem começou e já não suporto o inverno.

A minha casa é gelada, o escritório é gelado, o carro é gelado.

Já É Quase Natal

Prendas - 0
Vontade - 0
Ideias para as prendas - 0
Conta - não muito longe do 0

I Would Say That

Ler o Twilight me anda a fazer mal.

16.12.09

Sou Só Eu Ou A Swarovski Tem Coisas Lindas


Miserável

É como eu me sinto, estupidamente miserável.

Estou doente pela segunda vez em duas semanas. Odeio estar presa em Lisboa contra vontade, já vivi aqui 6 anos e sei que a minha vida aqui não tem mais nada a dar.

Parte-me o coração ler blogs de pessoas que estão Londres, parte-me o coração pensar que já sai de lá há 5 meses e que cada dia estou mais distante.

Estou tão desanimada que ainda não fiz uma única compra de natal, não sinto espírito natalício, não me sinto animada como nos anos anteriores. A única coisa pela qual eu realmente anseio é não ter de ir trabalhar no dia 24 e tentar não por lá os pés até dia 4.

E ter ido no último fim de semana a Londres não me ajudou, porque eu tenho-me esforçado por estar bem aqui, por aproveitar a vida e não ser negativa, mas basta-me ir lá para perceber como isto é tão errado e aquilo é tão certo para mim.

Estou completamente perdida.

13.12.09

Prendas

Este fim de semana comprei 3 pares de sapatos para mim. Não comprei prendas para ninguém ainda e cada vez tenho menos vontade.

Sick Days

No fim de semana passado estive doente, senti-me realmente muito mal e na segunda feira não fui trabalhar porque não conseguia comer. Terça feira foi feriado, por isso foram 4 dias sem trabalhar.

E eu posso estar a ser realmente muito paranóica, mas ia jurar que na quarta feira quando fui trabalhar, o chefe que foi sempre muito simpático, foi um bocado antipático. O que é que me leva a pensar que ele ficou aborrecido por eu ter faltado por estar doente? Simples, tê-lo já ouvido a reclamar sobre 2 colegas meus que faltaram por estarem doentes, dizendo coisas como "estes gajos estão sempre doentes, não pode ser".

O que é que me dá mais raiva nisto tudo? É que quando eu não vou não sou paga, não tenho dias de doença e não tenho férias, logo eu diria que tirar dias falsos de doença vai contra os interesses de qualquer pessoa a recibos verdes. No entanto, apesar disto tudo não só uma pessoa já se sente doente, como ainda tem de levar com bocas e mau ambiente quando volta ao escritório. Que anedota. Só os trabalhadores é que têm responsabilidades, os patrões é só exigências. É que depois nem pagar a tempo e horas conseguem.

Admiram-se as pessoas que neste país se produza pouco e haja pouca eficiência. Realmente não vejo objectivo nenhum neste momento. Progressão de carreira 0, reconhecimento 0, aumento de ordenado 0, segurança no trabalho 0, férias 0, subsídios 0.

Quando é que os patrões neste país vão perceber que se tratarem os trabalhadores bem eles vão trabalhar com muito mais vontade? Em vez disso é só chupar, chupar, chupar e dizer coisas como "está muito difícil lá fora, é melhor este trabalho que nenhum".

Cada dia me sinto mais desmotivada.

The Bottom Line Is

Em Londres sinto-me sempre viva, em Lisboa sinto sempre que me estou a perder.

8.12.09

Estranho

Depois de um fim de semana lixado olhar para o espelho e aperceber-me que já tenho 27 anos. E sim, eu sei que não sou velha e bla bla, mas senti-me naquele instante como alguém que se vê com a cor errada de cabelo. Caramba, o liceu já foi há 10 anos.

Não sei se gosto da vida que tenho ou se me estou a conformar e a acomodar. E isto incomoda-me, porque não foi um caminho que escolhi. Sinto que estou a perder a coragem para fazer coisas que já fiz e que antes estava ansiosa por fazer.

Não sei.

Join The Party

Digam o que disseram... esta mulher tem um corpo fantastico

3.12.09

Pronto

Já recebi.

2.12.09

Junta De Freguesia

E hoje aconteceu-me outra história linda para juntar à colecção.

Na segunda feira fui à junta de freguesia fazer uma cópia autenticada do meu certificado de habilitações. Quando cheguei a casa ao fim do dia tinha uma mensagem no telefone de casa, da junta a dizer que se tinham esquecido de por o selo branco na minha folha autenticada e que tinha de voltar lá. Fiquei logo fula, pior que estragada.

Então hoje de manhã levantei-me mais cedo e fui à m***a da junta outra vez. Esperei uns bons 15 minutos, nada mau dirão alguns, chega a minha vez vou falar com a senhora e ela diz-me que afinal tinha sido um engano, que a folha autenticada não precisa de selo branco.

Fiquei com vontade de dizer car*****as, mas não fui capaz, é nestas alturas que eu gostava de ser mal educada.

Dia 2 Da Saga

E ainda ninguém recebeu o ordenado.

Hoje todas as pessoas foram passando pelo gabinete do chefe e para lhe pedir para ele pagar os ordenados e ele respondeu sempre "sim, sim, vou tratar disso esta noite", depois ao fim do dia começou a dizer que vai fazer as transferências amanhã de manhã.

Eu realmente até estive a pensar, mas vale a pena a pena eu estar chateada? É que com a porcaria de ordenado que vou receber...

Não se admite, acho vergonhoso. E o pior é que todos os meus colegas lá foram pedir, eu também pedi, mas sempre com um ar de muita naturalidade, ninguém parecia verdadeiramente aborrecido. Até hoje nunca tinha tido de pedir a ninguém para me pagar, o dinheiro sempre caiu na conta no dia certo. Realmente em portugal vive-se mal.

A situação chegou ao ponto de um rapaz dizer ao chefe que ele vai ter de levantar parte do dinheiro e lho dar na mão, porque ele tem de pagar uma conta amanhã sem falta.

Estou mesmo muito pouco impressionada com o "sistema português", mal posso esperar por me pirar daqui outra vez e ter um trabalho a sério. Isto parece um anedota, mas sem piada nenhuma.

Cada dia tenho mais motivação para ir trabalhar. Not.

1.12.09

Feriado

Ah... que maravilha.

Pena, pena é o patrão ter ido de férias e não ter pago o ordenado a ninguém.

Portugal é um espectáculo.